28 maio 2011

Um Amor que Vai Alem da Vida!


“Se olho para essas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições! 
Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, 
refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a tua imagem! 
Nos rostos mais vulgares dos homens e mulheres, 
até as minhas feições me enganam com a semelhança. 
O mundo inteiro é uma terrível testemunha de que um dia ela realmente existiu, 
e eu a perdi para sempre."


O Morro dos Ventos Uivantes  Meu livro preferido!, de Emily Brontë, é um clássico da literatura estrangeira ambientado na Yorkshire, interior da Inglaterra, do século XVIII e conta a história de duas famílias, Linton e Earnshaw, cujos destinos se entrelaçam pela paixão e pelo ódio.
A história é narrada por Nelly, mulher que veio a ser governanta das duas famílias. E ela conta que, retornando de uma viagem, o Sr. Earnshaw trouxe consigo um garoto ao qual deu o nome de Heathcliff.      
Hindley (o filho mais velho), enciumado, destestou-o à primeira vista. Ao contrário de Cathy (filha mais nova), que mais tarde vem a se apaixonar por ele. Mas, com a morte do Sr. Earnshaw, Hindley faz de Heathcliff um criado maltratado, proibindo-o até de frequentar a igreja e a escola.
Certo dia, Heathcliff ouviu uma conversa entre Cathy e Nelly, na qual Cathy dizia não estar disposta a viver a seu lado como mendiga e que se casaria, então, com Linton, um rapaz rico e bonito da região. Transtornado, fugiu e deixou de ouvir o que vem a ser uma das mais belas passagens da literatura:

“Minhas grandes infelicidades neste mundo têm sido as infelicidades de
Heathcliff. Aguardei-as e senti-as todas desde sua origem. É ele a minha
grande razão de viver. Se tudo perecesse, mas ele ficasse, eu continuaria a
existir. E, se tudo permanecesse e ele fosse aniquilado, o mundo inteiro se
tornaria para mim uma coisa totalmente estranha. Eu não seria mais parte desse
mundo. Meu amor por Linton é como a folhagem dos bosques: o tempo o
transformará...Meu amor por Heathcliff assemelha-se aos rochedos imotos que
jazem por baixo do sole: fonte de alegria pouco aparente mas necessária. Nelly,
eu sou Heathcliff.”

Anos mais tarde, Heathcliff retorna rico, inescrupuloso e vingativo. Não contarei a história a partir daqui, mas digo que é quando ela se torna ainda mais envolvente.
O Morro dos Ventos Uivantes é uma narrativa fascinante, cheia de sentimentos profundos e emoções fortes, tanto que ganhou muitas versões cinematograficas  e é devido a trechos como o citado acima que os nomes de Cathy e Heathcliff aparecem ao lado de casais como Romeu e Julieta, ou Elizabeth Bennet e Sr. Darcy.
Há quem inicie a leitura desse romance esperando por uma linda história de amor, mas eu não o classificaria exatamente dessa forma. O Morro dos Ventos Uivantes é, sim, uma história de amor, mas é também, sobretudo, uma história de egoísmo, ódio e vingança. O tipo de livro que não se pode morrer antes ler.

2 comentários:

  1. Nossa este livro parece ser bem legal. Agora fiquei com vontade de ler! :D

    ResponderExcluir
  2. Já estava com vontade de ler, agora mesmo me deu mais vontade, vou logo adquirir o meu. Parabéns pelo blog, lindo.

    http://asgarotasdoseculo21.blogspot.com

    ResponderExcluir