24 março 2012

Trilogia Jogos Vorazes!


Com a estréia do filme, muitas pessoas ficaram curiosas para saber como é a trilogia "Jogos Vorazes". Por isso resolvi fazer um Mega Post sobre os livros.

Primeiro livro, Jogos Vorazes, assim como as outras duas sequências, Em Chamas e A Esperança, é dividido em três partes. Em Jogos Vorazes, a primeira parte é dedicada principalmente a uma apresentação dos principais personagens da série, ao cotidiano de Katniss, protagonista, e à Panem, país onde se passa a história e que um dia já foi a América do Norte.

A primeira parte é chamada de “Os Tributos”. Além de apresentar ao leitor o mundo de Katniss, é contada a história dos Jogos Vorazes e da Capital e os personagens principais são descritos nessa primeira parte do livro.

“Os Jogos”, a 2a parte, é basicamente uma preparação para o desfecho do livro. Dedica-se sobre o desenvolvimento da 74a edição dos Jogos, à sobrevivência de Katniss na arena e às suas conclusões sobre Peeta, Rue e vários outros personagens.

“O Vencedor” é o desfecho do primeiro livro da trilogia. É onde Katniss vence os Jogos, junto com Peeta, desafiando a Capital com as amoras-cadeado. Esse ato é o que faz com que os outros dois livros da série venham a seguir. Se não fosse por esse ato rebelde, os Jogos terminariam e teríamos um vencedor que nunca foi contra a Capital.



--------------------------------------------------------------

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

-----------------------------------------------------------

Este último livro da série é, como os anteriores, surpreendente e, sobretudo, marcante. Com uma narrativa ainda rápida e seca, o livro produz no leitor a exata sensação de desespero que a protagonista Katniss passa. As três partes em que o livro é dividido possuem seus ápices de adrenalina, sendo assim o livro mais intenso da série.

“As Cinzas”, primeira parte do livro, prepara o leitor para os baques que as partes seguintes causarão. Começa com Katniss vendo o Distrito 12 destruído após o bombardeiro da Capital. Em seguida, ela volta para o Distrito 13, onde passa boa parte do livro.

A segunda parte do livro, além de outros acontecimentos, é onde Peeta é resgatado da Capital e onde se descobre que ele foi telessequestrado. É onde o Distrito 13 invade o Distrito 2 para enfraquecer a Capital.

Como de praxe, a última parte dos três livros, além de surpreendente, tem um final rápido com uma reviravolta enorme. “O Assassinato” é intenso o suficiente para que, sozinho, faça com que A Esperança seja um livro marcante. Suzanne Collins conclui a série de maneira espetacular ao narrar as seqüelas que os participantes de uma guerra sofrem, seja esta em busca da liberdade ou pela re-afirmação de uma religião.



Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence): Tem 16 anos de idade e mora no Distrito 12. Vive da caça ilegal para sustentar a família e é realmente muito boa com arco-e-flecha. Quando sua irmã é escolhida para participar dos Jogos Vorazes, Katniss assume o seu lugar para salva-la. Dentro da arena, toma como aliada Rue, uma moradora do Distrito 11 e cria uma estratégia de romance com Peeta Mellark. Sempre usa o cabelo preso em uma trança.

Peeta Mellark (Josh Hutcherson):  Tem 16 anos também mora no Distrito 12. É filho de um padeiro e é o escolhido para participar dos Jogos Vorazes. Loiro de olhos azuis, é excelente para falar em público e eficiente em camuflagem. 
Gale Hawthorne (Liam Hemsworth): Tem 18 anos, mora no Distrito 12 e é o único melhor amigo de Katniss, e é seu companheiro de caça. Sustenta a família desde que seu pai morreu na explosão de mina que vitimou também o pai de Katniss e Prim e mostra afeição pela melhor amiga.




Haymitch Abernathy (Woody Harrelson): É o mentor de Katniss e Peeta durante os Jogos Vorazes, pois venceu uma edição. Alcóolatra, quase nunca está sóbrio, mas é o principal responsável pela estratégia de sobrevivência dos dois.





Primrose Everdeen (Willow Shields): Irmã de Katniss, tem 12 anos de idade. Carismática e cuidadosa, tem uma cabra e é apaixonada por animais, leva jeito para cuidar das pessoas. É extremamente querida pelas pessoas do Distrito 12. Prim foi a escolhida para participar dos Jogos Vorazes, mas a irmã não deixa e toma seu lugar.


Effie Trinket (Elizabeth Banks): Acompanhante de Katniss e Peeta durante os Jogos, é moradora da Capital e extremamente extravagante. Usa perucas e ajuda Haymitch a encontrar patrocinadores para os tributos do Distrito 12.





Cinna (Lenny Kravitz): Estilista de Katniss, é uma das poucas pessoas da Capital com um aspecto normal. É responsável pela revolução nas roupas dos tributos do Distrito 12, criando o visual “garota em chamas”. É  simpático e se torna confidente de Katniss.






Cato (Alexander Ludwig): Carreirista por ser morador do Distrito 2, é considerado um dos tributos mais perigosos e perverso, sem hesitar na hora de matar seus concorrentes.  Usa uma espada e muita força bruta.






Rue (Amanda Stenberg): Com apenas 12 anos, foi sorteada para participar dos Jogos Vorazes. Ágil, tem dom especial de identificar frutas e de se locomover entre árvore e por isso se alia a Katniss durante os jogos.





  • Teaser

  • Trailer:


  • Algumas Fotos do Filme:


O que acharam? Eu adoraria comentários

Um comentário: