31 outubro 2012

A Menina Que Não Sabia Ler



1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Inacreditável. Esse é o pensamento que fica quando acabamos de ler esse livro. Com uma escrita simples, o autor consegue fazer com o que o leitor sinta exatamente o que a personagem está sentindo, ódio, frustração, felicidade...
"A Menina que Não Sabia Ler" (titulo original "Florence and Glies") conta a história de Florence , uma menina de doze anos que mora em Blithe (Nova Inglaterra) com seu irmão e os empregados numa espécie de castelo (isso não fica muito claro no livro, mas é o que se entende quando ler).
A vida de Florence é tranquila. Dividindo seu tempo entre ler às escondidas (os empregados de Blithe não podem saber que ela aprendeu a ler, senão contarão tudo a seu tio) e brincar com seu irmão, Giles, e seu amigo, Theo, Florence passa os dias nas áreas externas da casa, como qualquer criança do século XIX. Tudo está indo bem quando a Srta. Taylor, a nova preceptora, aparece. Ela é má, fria e misteriosa, e Florence não gosta nem um pouco dela. Tem alguma coisa errada em seu jeito de ser… Será que é porque ela lembra muito a Sra. Whitaker, a antiga preceptora que morreu afogada no lago de Blithe?
Dona de uma personalidade bastante forte,Florence cisma com a Srta. Taylor de um modo que ninguém a convence do contrário. A partir daí, o livro engata numa série de acontecimentos sinistros que levam Florence a descobrir que a Srta. Taylor, a quem Giles se apegou muito, tem duas passagens compradas para a Europa. É claro que, para Florence, a preceptora quer sequestrar seu irmãozinho, e a partir disso ela vai fazer de tudo – tudo mesmo – para impedi-la.


Um comentário:

  1. É um livro bom, só que teve muita coisa que não explicou direito... E o titulo (em português) e a capa não tem nada haver com a estoria. Mas tua resenha está otima, parabéns.

    Beijos, Júlia
    Declarações de Inverno

    ResponderExcluir