24 julho 2012

Resenha: A Abadia de Northanger

Primeiramente quero agradecer a editora Martin Claret por ter cedido um exemplar para ser resenhado aqui no blog :)
A estória é narrada em terceira pessoa, tendo como personagem principal a jovem Catherine, a qual Jane Austen afirma que é sua heroína.


“Considerado o mais ligeiro e divertido livro de Jane Austen, A Abadia de Northanger conta a história da adorável Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. Em meio aos passeios e bailes da sofisticada sociedade de Bath (onde se depara com coqueteria, insinceridade, vaidades e intrigas) e à estada na Abadia de Northanger (onde se depara com os perigos de se deixar arrebatar pela imaginação), esta ingênua e íntegra heroína encontra o amor, bem como passa a conhecer melhor a natureza humana.“Por que não aproveitar o prazer de uma vez? Quão frequentemente a felicidade é destruída por tolos preparativos!”

Catherine Morland é uma jovem de 17 anos, não é nem a mais velha e nem a mais nova entre seus 10 irmãos e assim como eles não se destaca pela sua beleza, mas leva uma vida feliz no campo, no interior da Inglaterra.
Como sua família não tem muitas posses, Catherine pouco saiu de casa até cair nas graças dos Allens, um casal rico e sem filhos, que decidem leva-lá a um passeio a segunda cidade mais importante da época: Bath, que perdia apenas para Londres.
Os Allens e Catherine se enturmam rapidamente em Bath. A Sra. Allen encontra uma amiga da época de escola, a Sra. Thorpe e logo restaura a amizade, enquanto isso Catherine faz amizade com a sua filha mais velha e mais bonita Isabella Thorpe.
As duas tornam-se inseparáveis até o momento em que Isabella se apaixona pelo irmão de Catherine, e o irmão de Isabella se apaixona por Catherine, porém ele não é correspondido já que ela encontra-se perdidamente apaixonado por outro jovem que está na cidade, Henry Tilney.
Após algumas semanas em Bath, ela é convidada para passar algumas semanas com a família Tilney, que reside em uma abadia — A Abadia de Northanger.
Catherine é uma leitora assídua de romances góticos e sua imaginação foge do controle ao chegar em Northanger, pois tudo aponta que um crime foi cometido lá.

Doce, delicado, intrigante... O que falar desse livro?
"Bom demais" não vai conseguir definir o que achei da história, por isso deixo que voces mesmo tirem suas conclusões, uma leitura facil apesar da história se passar no seculo XVIII. Encante-se com a leitura de A Abadia de Northanger como eu fiquei encantada *---*


Um comentário:

  1. Ainda não li nenhuma obra da Jane Austen. Comecei a ler Orgulho e Preconceito, mas acabei deixando em pause.
    Tenho muita vontade de ler todos os livros publicados, mas acho que ainda não é a hora.
    Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler a obra.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir